Com mais de 450 mil mortes por coronavírus – com boa parte podendo ter sido evitada -, sindicatos e movimentos sociais convocam suas bases para mais um dia de manifestações por todo o Brasil. O objetivo é a saída urgente do presidente Jair Bolsonaro (ex-PSL) do cargo, pois é o principal responsável pela extensão e agravamento da pandemia e pela explosão do desemprego e da fome. O Brasil estará mobilizado também por um auxílio emergencial de 600 reais, vacinação para toda a população e contra os cortes na Educação, contra a Reforma Administrativa e contra as privatizações.

O Ato Nacional pelo Fora Bolsonaro irá ocorrer no sábado, 29 de maio, durante todo o dia. Em Mato Grosso, a Associação dos Docentes da Unemat (ADUNEMAT) soma na organização e participação de atos em várias cidades. Para quem estiver na capital mato-grossense, a atividade terá concentração na Praça Alencastro, a partir das 15h, e todos os participantes deverão usar máscara e manter o devido distanciamento social. 

Além da capital, outras cidades de Mato Grosso também terão agenda de luta na data. Entre os locais com ações já confirmadas, está Cáceres. Na cidade, a mobilização terá concentração às 8h, em frente à Praça da Cavalhada. A saída da passeata será às 9h. A atividade é convocada pela ADUNEMAT, SINASEF – Cáceres, SINTEP, MST e DCE Jane Vanini – UNEMAT Cáceres.

Já em Sinop, a mobilização para a carretara começará às 15h, na Catedral Sagrado Coração de Jesus. Em Tangará da Serra, a carreata – com participantes também de moto e bicicleta – terá concentração às 9:30h com saída às 10h, da  Havan. Em Rondonópolis, a programação fica por conta de um panfletaço, também no período da manhã, às 9h, na Praça do Centro.  

Nas pautas dos organizadores e da sociedade civil, além do pedido de impeachment, estão a defesa do ritmo de vacinação, o fortalecimento do SUS (Sistema Único de Saúde), do auxílio emergencial de 600 reais até o fim da pandemia, dos empregos, a luta contra a PL 5.565 a contra a Reforma Administrativa. Os participantes também irão denunciar a volta da fome e da carestia no país, que têm colocado muitos brasileiros na extrema-pobreza.  

Além das atividades de rua, o dia contará com atos simbólicos nas redes sociais para permitir a participação das pessoas que ainda desejam permanecer em casa. Artes estão sendo divulgados massivamente nas redes sociais para a manifestação online com frases reforçando a luta em defesa da vacina para todos, do auxílio emergencial de 600 reais até o fim da pandemia, contra a Reforma Administrativa e pelo Fora Bolsonaro.

Para participar deste importante dia de mobilização, respeite as orientações sanitárias de distanciamento social, uso de máscara e álcool em gel. 

Agenda de atos em Mato Grosso (em atualização)
Ato pelo Fora Bolsonaro – 29 de maio de 2021

Cuiabá – Ato
15h – Praça Alencastro

Cáceres – Passeata
8h com saída às 9h –  Praça da Cavalhada

Sinop – Carreata
15h – Catedral Sagrado Coração de Jesus

Tangará da Serra – Carreata com participantes também de moto e bicicleta
9:30h com saída às 10h – Havan

Rondonópolis – Panfletaço
9h – Praça do Centro

????????Vá de máscara PFF2/N95, higienize constantemente as mãos com álcool em gel e mantenha o distanciamento seguro durante as atividades.