O mês de setembro chegou e com ele, o Setembro Amarelo, uma campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio, criada em 2015 no Brasil pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), Conselho Federal de Medicina (CFM) e Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP).

Segundo a OMS, mais de 90% dos casos de suicídio estão associados a distúrbios mentais e, portanto, podem ser evitados se as causas forem tratadas corretamente. 

Nós, da Adunemat, compreendemos a importância da valorização e do cuidado com a vida de todos e todas, em especial nesses tempos de pandemia, período que o isolamento social tem afetado fortemente a saúde mental, sobretudo dos docentes que tiveram que se adequar às novas normativas de instituições para a continuidade das atividades acadêmicas em ambiente virtual, tendo uma sobrecarga de trabalho, exigindo  ainda mais cuidado com a saúde mental.

Para nosso Sindicato, com união, solidariedade e empatia, a luta pela valorização da vida fica ainda mais forte! É preciso seguir juntos em defesa da vida, sobretudo na atual conjuntura de retirada de direitos.

Busque ajuda

No Brasil, o CVV oferece atendimento voluntário e gratuito 24 horas por dia a quem está com pensamentos suicidas ou enfrenta outros problemas. “Mesmo que você não tenha certeza de que precisa de nossa ajuda, não tenha receios em entrar em contato com a gente. Um de nossos voluntários estará à sua disposição”, explica a equipe do site. A organização, uma das mais antigas do País, atua no apoio emocional e na prevenção do suicídio por meio do telefone 188 e também por chat, e-mail e pessoalmente. Confira as opções aqui.

Atendimento psicológico na UNEMAT

A partir deste ano, os agendamentos para atendimento psicológico, acolhimento, entre outros serviços que são inerentes ao trabalho em psicologia, serão on-line. Podem ser atendidos toda comunidade acadêmica (docentes e familiares, técnicos e familiares e acadêmicos). Os atendimentos já estão disponíveis no site institucional da Universidade do Estado de Mato Grosso. Acesse e agende sua consulta online, o atendimento é gratuito. PARA ATENDIMENTO CLIQUE AQUI.