A próxima terça-feira (10) será marcada como mais um dia de luta em defesa da educação pública no Estado de Mato Grosso. Os alunos e alunas dos programas de pós-graduação da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), se reunirão para a Assembleia de criação da Associação de Pós-Graduandos (APG) da Instituição.

A Assembleia de fundação, marcada para acontecer juntamente com a 2ª edição do Seminário da Pós-Graduação Stricto Sensu (Sepós) da Unemat, conta com apoio e participação da Associação dos Docentes da Unemat (ADUNEMAT).

Para a presidente da ADUNEMAT, Sílvia Nunes, “a criação e eleição da Diretoria da APG da UNEMAT mostra a responsabilidade e coragem dxs jovens pesquisadorxs no enfrentamento a uma política perversa ditada pelo governo de Jair Bolsonaro”. Segundo ela, o Sindicato recebe a notícia com alegria e entusiasmo, considerando a grave conjuntura, em que o Sistema Nacional de Ciência e Tecnologia vem sendo duramente atacado por meio de cortes orçamentários e financeiros.

A Assembleia, que já tem a confirmação da participação de representantes da ADUNEMAT, acontecerá no Auditório Maria Sophia Leite, na Secretaria Municipal de Indústria, Comércio, Meio Ambiente e Turismo (Sicmatur), em Cáceres. Na ocasião, serão discutidos assuntos relacionados à criação da Associação, afiliação à Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG) e a situação atual da pesquisa e da pós-graduação em âmbito estadual e nacional.