Com o objetivo de promover o debate e a reflexão sobre a sociedade brasileira, contribuir na formação política de militantes sociais e articular as entidades e os movimentos sociais no Território da Grande Cáceres, a Associação dos Docentes da Unemat (ADUNEMAT), realiza em  parceria com outras 13 entidades, o 1º Curso de Realidade Brasileira: Cultura, Educação e Trabalho.

O curso consiste em uma experiência de formação para o fortalecimento da organização de movimentos sociais junto às universidades públicas. É uma iniciativa compartilhada à nível nacional e já foram mais de 200 edições realizados em todo Brasil, desde sua primeira turma na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), em 2001. No Estado de Mato Grosso, a primeira experiência foi da UFMT em parceria com o Centro de Formação e Pesquisa Olga Benário Prestes (CECAPE), localizado no Assentamento Dorcelina Folador, em Várzea Grande.

O curso nasceu da necessidade de aprofundar a formação das lideranças de movimentos sociais e também da importância de estudar os grandes autores que se dedicaram a interpretar a formação social, econômica, política e cultural do Brasil. Tem como finalidade entender a realidade brasileira contemporânea, bem como promover as práticas sociais para o desenvolvimento democrático do país. Neste sentido, ao aderir à metodologia do CRB, as entidades e os movimentos sociais do Território da Grande Cáceres se propõem a desenvolver um processo de formação e de organização elaborada e experienciada em rede de cooperação

Serão ofertadas 100 vagas que consistem no público diretamente atingido. Estes participarão do curso que ocorrerá e em um final de semana por mês no período de setembro de 2019 a setembro de 2020. Serão disponibilizados textos para estudos e a participação de um assessor para a mediação em cada tema/módulo.

O curso tem como público-alvo lideranças e militantes indicados por movimentos sociais populares, sindicais, estudantis, educadores/as e pastorais sociais (independentemente do nível de escolaridade) que possam multiplicar os conteúdos do curso com suas bases e trocar experiências com as demais organizações.

O curso está organizado em 11 módulos mensais, quando serão estudados pensadores/as brasileiros/as sobre temáticas relacionadas à política, a cultura, a economia, a educação e a sociedade brasileira. A estrutura pedagógica segue a proposição da “pedagogia da alternância” que implica horas de leitura e organização no Tempo Comunidade (10 horas por módulo), a sistematização e os debates nos encontros presenciais no Tempo Escola (20 horas por módulo). Todos/as os/as participantes devem ler e resumir de forma antecipada os textos disponibilizados em cada módulo de estudos. As dinâmicas de interação entre os tempos comunidade serão de 110 horas e os tempos escola de 220 horas, totalizando o conjunto de atividades pedagógicas de 330 horas.

O curso está embasado na filosofia da capacidade de auto-organização e de autogestão. Desta forma será constituída uma coordenação política pedagógica (CPP). Haverá uma ligação de corresponsabilidade entre a pessoa participante e a entidade social a qual está vinculada. 

Serviço:

Local de realização do curso: Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Cáceres (STTR). Rua Marechal Deodoro, 884. Centro – Cáceres.
Entrega das pré-inscrições: as pré-inscrições podem ser feitas de duas formas:
1) Preenchimento online do formulário: https://forms.gle/rzJfXryBCvpJvJhS9
E-mail: crbunemat@outlook.com ou  entregar na Secretaria Operativa no Núcleo Unitrabalho na Cidade Universitária da Unemat, ou via as instituições parceiras.
*Só serão considerados inscritos aqueles que posteriormente receberem um e-mail de confirmação de que está inscrito no CRB Unemat.
Duração: setembro de 2019 a setembro de 2020 com a apresentação das monografias no evento do Fórum Paulo Freire.
Periodicidade: Um final de semana por mês. Sábado – das 8:00 às 18:00 horas e das 19 às 22:00 horas. Domingo – das 8:00 às 17:00 horas.
Carga-horária: 330 horas

Comissão Política Pedagógica:

– Valéria de Souza Silva;
– Devanir Oliveira de Araújo;
– Janio Celso Silva Veiga;
– Rafaela Ferreira Santos da Cunha;
– Kézia Cristina da Cruz Silva;
– Lucilene da Silva Castro;
– Giulana Zilocchi Miguel;
– Laudemir Luiz Zart;
– José Ferreira da Costa;
– Aparecido de Assis;
– Victor Henrique Prado Cruvinel;
– Maria do Carmo Silva.

 

ORGANIZAÇÃO:

– Movimento dos Trabalhadores Rurais (MST);
– Núcleo Unitrabalho – Unemat;
– Curso de Letras do Campus Universitário Jane Vanini de Cáceres.
– Associação dos Docentes da Universidade do Estado de Mato Grosso (ADUNEMAT);
– Federação de Órgãos para a Assistência Social e Educacional (FASE);
– Sindicato dos Trabalhadores e das Trabalhadoras Rurais de Cáceres (STTR);
– Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Público de Mato Grosso (SINTEP).
– Centro de Tecnologia Alternativa (CTA)
– Diretório Central dos Estudantes Livre Jane Vanini;
– Comissão Permanente de Mulheres;
– Centro de Direitos Humanos Dom Máximo Biennès;
– Centro de Referência de Direitos Humanos Prof.ª Lúcia de Lourdes Gonçalves;
– Sociedade Fé e Vida;
– INCUBEESS

 Conheça a programação do curso: