ADUNEMAT NA ELEIÇÃO DO ANDES-SN

0
3
Na última semana, entre os dias 03 e 06 de novembro de 2020, o Sindicato Nacional dos Docentes do Ensino Superior (ANDES-SN) esteve em processo de eleição para escolher a nova Diretoria – Biênio 2020/2022.

A eleição, que aconteceu em ambiente virtual, foi recheada de graves problemas relacionados ao modelo de votação telepresencial, decidido pelo 9° CONAD extraordinário e o sistema implementado pela Comissão Central Eleitoral – CEC, o que levou muitos professores e professoras filiados/as ao ANDES-SN a desistirem da participação ou não conseguirem concluir a votação.

A ADUNEMAT não mediu esforços na divulgação de informações e esclarecimentos das dúvidas relacionadas ao processo eleitoral, de modo a garantir a participação de todos e todas sindicalizados/as no exercício do voto. No entanto, passado o processo, é fundamental refletirmos sobre a participação da nossa base nas eleições deste ano para a nova diretoria.

A Associação dos Docentes da Unemat (ADUNEMAT) possui hoje 500 docentes sindicalizados, dos quais, pouco menos de 40% participaram da eleição por meio do voto. Mais de 60% dos sindicalizados não votaram nas eleições do Sindicato Nacional. Diante de uma conjuntura extremamente delicada no âmbito nacional e local, onde os governos projetam ataques frequentes à categoria e à educação superior, é sintomático o esvaziamento em uma eleição determinante para definir os rumos de nossas lutas, em âmbito nacional.

Registramos que no cenário nacional, pouco mais de 16% dos/as docentes sindicalizados/as votaram. Esse é um dado importante para ser considerado. A direção do Sindicato Nacional tem um diálogo real com a categoria? Ou apenas ocupa um espaço de representação na entidade, discursando para uma pequena parcela de professores/as?

Como resultado geral da eleição, a Chapa 1 obteve 7.086 votos (55%), a Chapa 2 obteve 5.658 votos (44%), 48 votos em branco e 64 nulos. Completamente destoante do resultado nacional, entre os filiados e filiadas à ADUNEMAT, mais de 80% apresentaram o desejo de mudança, de renovação, apoiando a Chapa Renova Andes, enquanto 18% escolheram a Chapa 1.

Seguramente, a Eleição do Sindicato Nacional deste ano nos permite uma gama de reflexões sobre as necessidades e intenções dos docentes da nossa base. Enquanto de um lado é preciso reforçar a participação de todos e todas nos processos relacionados à nossa representação nacional e também nas lutas travadas diariamente pelo nosso sindicato, por outro lado é notável a escolha dos sindicalizados à ADUNEMAT pela renovação nos rumos políticos do Sindicato Nacional.

Por fim, agradecemos o empenho de todos e todas que votaram, e dos que tentaram votar. Agradecemos os/as docentes que se colocaram à disposição ao se candidatarem para a representação de nossa categoria no Sindicato Nacional. Aos companheiros eleitos, acompanharemos de perto a gestão na ânsia de um Sindicato verdadeiramente combativo aos nossos algozes.

Seguimos na luta por um Sindicato Nacional Democrático, para todos e todas, comprometido com a luta em defesa da educação pública, gratuita e de qualidade.