No dia 02 de abril a Associação dos Docentes da UNEMAT – ADUNEMAT realizará a I Plenária Docente em ambiente virtual. A Plenária Geral da categoria será logo após a realização das plenárias nas subseções, marcadas para acontecerem entre os dias 26 a 30 de março, de acordo com a realidade local de cada campus, também virtualemnte.

As plenárias, tanto geral, quanto das subseções, terão como pontos de discussão dois eixos principais: análise de conjuntura e discussão de um planejamento de ações a serem desenvolvidas em ambiente online.

Entre a análise de conjuntura, o Sindicato evidenciou a urgência de debater a preservação da da vida em meia à pandemia do COVID-19, bem como elencar a série de desmontes dos serviços públicos que vêm sendo realizados e acelerados durante a crise, desde os ataques já consumados em relação à reforma trabalhista e previdenciária, passando pela desvinculação do orçamento da UNEMAT, até a proposta de redução de salários já em tramitação na Câmara Federal, ressaltando também a fala do governador Mauro Mendes sobre atraso de salários.

Entre as discussões sobre as ações a serem desenvolvidas em ambiente online, o Sindicato destacou a necessidade de pensar e produzir conteúdos de atualização da opinião pública, fomento aos cursos online, denúncias de irresponsabilidade em nível de Estado e Município, fomento às campanhas de solidariedade aos mais vulneráveis, bem como estratégias de mobilização digital em massa dos docentes, alunos e sociedade civil.

Além dos pontos de pauta para discussão, a Plenária trará dois informes oficiais aos docentes. Um diz respeito ao calendário acadêmico da UNEMAT e o outro sobre a necessidade de manutenção dos direitos da categoria.

Historicamente os debates são feitos durante a realização das Assembleias Gerais da categoria dos docentes, no entanto, devido a uma série de medidas de contenção à propagação e transmissão em massa do COVID-19 nas cidades brasileiras, as plenárias online se mostram como uma alternativa eficiente para dar continuidade aos debates e discussões entre a categoria. O Sindicato reforça que as plenárias não substituem as Assembleias Gerais, uma vez que o Estatuto do Andes-SN, bem como o regimento interno da Adunemat, não permitem Assembleia em ambiente virtual.