Organizações sociais e sindicais, não-governamentais, instituições públicas de ensino e pastorais de igrejas do município de Cáceres e região se engajaram em uma campanha de conscientização e solidariedade durante o isolamento social recomendadao por conta da pandemia do coronavírus em Cáceres-MT. A campanha começou pela iniciativa do prof. Admilson Costa da Cunha do IFMT “Prof. Olegário Baldo” juntamente com prof. João Ivo Puhl, atual coordenador do núcleo UNEMAT UNITRABALHO, que identificaram a necessidade de organizar uma campanha para atendimento de população com vulnerabilidade econômica e social durante a pandemia.

A campanha está em pleno andamento, com disseminação de materiais informativos para combater a pandemia, também a distribuição de materiais de higienização, especialmente álcool em gel que é uma produção do IFMT, a partir de um projeto sob a coordenação do Prof. Admilson, inicialmente viabilizado por recursos de edital próprio do IFMT.

A subseção Adunemat Cáceres está participando da campanha desde o início, uma das linhas de ação foi a mobilização de doações financeiras por parte de docentes e técnicos da UNEMAT, a qual oportunizou a compra de 446 máscaras de tecido que foram doadas juntamente com o álcool gel e outros produtos de higienização.

Até o momento a subseção disponibilizou 200 kits contendo sabão em barra e líquido. Além disso, viabilizou a confecção de 6000 panfletos orientativos para distribuição nos diversos locais por onde a campanha está passando.

Já foram entregues mais de 1.000 kits, ainda que diferenciados em sua composição, sendo beneficiados por essa campanha, até a presente data, grupos sociais vulneráveis atendidos pelo CRAS, comunidades tradicionais e acampamentos urbanos e rurais, assentamentos rurais, instituições beneficentes, setores de segurança pública, Unidades Básicas de Saúde (funcionários e famílias usuárias), hospitais, pastoral da saúde, associação de moradores de alguns bairros, entre outros. Também foi possível atender trabalhadores terceirizados do IFMT, as mulheres Cervejeiras do Facão, trabalhadores da secretaria de obras do município e moradores do bairro Jd. Universitário através do padre Sandro Giancola.

 

Prof João Ivo, um dos coordenadores da campanha, distribuindo produtos em unidades básicas de saúde.
Prof Admilson, do IFMT, também coordenador, distribuindo produtos da ação.

INSTITUIÇÕES E ORGANIZAÇÕES DA SOCIEDADE CIVIL ENVOLVIDAS:

– Instituto Federal de Mato Grosso, IFMT Campus Cáceres – Prof. Olegário Baldo

– Cooperativa de Consumidores Solidários e Sustentáveis (Cooperssol)

– Núcleo Unemat/Unitrabalho

– Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat)

– Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (Sinasefe-Seção Cáceres)

– Associação dos Docentes da Unemat (Adunemat)

– Federação de Órgãos para Assistência Social e Educacional (FASE-MT)

– Sindicato dos Profissionais da Educação de Mato Grosso (Sintep/Cáceres)

– Instituto Gaia – Programa Humedales Sin Fronteras

– Projeto Gonçalinho

– Diocese São Luiz de Cáceres

– Instituto Salesiano Santa Maria (ISM)

– Colégio Imaculada Conceição (CIC)

– Adri Química

– Polícia Militar – Força Tática

– Secretaria Municipal de Assistência Social