Aprovado em Assembleia a criação da Associação dos Pós-Graduandos da UNEMAT

0
6

Estudantes de mestrado e doutorado se reuniram na tarde de ontem (10), e votaram pela criação da Associação dos Pós-Graduandos da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT). A Assembleia de fundação aconteceu durante a 2ª edição do Seminário da Pós-Graduação Stricto Sensu (Sepós) da Unemat, em Cáceres. Além dos alunos, a Assembleia contou com a presença da presidente da Associação dos Docentes da Unemat (ADUNEMAT), Sílvia Nunes, e com representantes do Diretório Central dos Estudantes (DCE) de Cáceres.

Durante a Assembleia, além da criação da APG, os alunos votaram e elegeram, por unanimidade, a nova diretoria da Associação dos Pós-Graduandos, que será comandada pela gestão “Resistência Pantaneira” formada pelos alunos Jessica Queiroz (PPGL), Cristiane Pereira (PPGL), Kaique Alves (Professor/Historia),Victor (PPGCA), Isael (PPGL) e Rafael (PPGCA). Além da atual composição, mais dois alunos do PPGEL de Tangará devem compor a gestão “Resistência Pantaneira”.

Para a estudante de mestrado e componente da nova gestão da APG, Jéssica Queiroz, a criação da nova Associação é mais do que necessária, tendo em vista o cenário caótico que se encontra a educação no Brasil. “Nós, que somos Pós-Graduandos sofremos mais ainda o grande impacto dos cortes, pois a nossa dedicação de vida está toda direcionada para a pesquisa”, enfatiza Jéssica. Para ela, os estudantes da Pós-Graduação terão bastante engajamento político nos movimentos estudantis para promover ainda mais a resistência na luta pela educação pública no Brasil.

Para a presidente da ADUNEMAT, Sílvia Nunes, “a criação da Diretoria da APG da UNEMAT mostra a responsabilidade e coragem dxs jovens pesquisadorxs no enfrentamento a uma política perversa ditada pelo governo de Jair Bolsonaro”. Segundo ela, o Sindicato acompanhou com alegria e entusiasmo a assembleia de fundação da APG, considerando necessário a fundação da Associação na grave conjuntura, em que o Sistema Nacional de Ciência e Tecnologia vem sendo duramente atacado por meio de cortes orçamentários e financeiros.

A próxima Assembleia será marcada pela nova gestão da Associação dos Pós-Graduandos da UNEMAT para composição do estatuto e anunciar os cargos da nova diretoria.