Campanha contra Covid-19: produção de sabão e saberes no Vale do Arinos
Subseção de Juara fortalece campanha contra Covid-19 ao lado de organização sociais, sindicais e não-governamentais 

Cidadãos e instituições de todo o mundo têm se unido em ações de solidariedade durante a pandemia. A Associação dos Docentes da Unemat (ADUNEMAT) é um dos Sindicatos que somam à luta contra a Covid-19. Nossas subseções têm promovido e participado ativamente de ações informativas e campanhas de solidariedade que tentam amenizar a situação delicada de famílias que devido ao isolamento social – principal forma de evitar a disseminação do novo coronavírus – perderam parte significativa de sua renda.

É o caso da Adunemat Subseção de Juara que lançou, ao lado da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), Sintep, Sintesmat, Coletivo de Mulheres do Vale do Arinos pelas Vidas  (CoMVidas) e Associação de Mulheres indígenas Kayabi, Apiaka e Munduruku (AKAMU) a Campanha contra Covid-19: produção de sabão e saberes no Vale do Arinos. 

A campanha, que teve início no dia 05 de abril e segue até o próximo dia 30, tem o objetivo de realizar a produção e a distribuição de produtos de limpeza para populações vulneráveis da cidade de Juara.  

A ação acontece em duas etapas. A primeira visa arrecadar  produtos de limpeza – desinfetante, sabonete, água sanitária, dentre outros – para doação, além da arrecadar insumos para confecção de sabão, por meio do curso de extensão online promovido pela Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), compondo a segunda etapa da campanha.

O sabão produzido e todos os itens arrecadados serão destinados  às comunidades vulneráveis no município de Juara que estão  cadastradas/mapeadas pela Secretaria Municipal de Assistência Social e também para as  aldeias indígenas da Terra Apiaká-Kayabi.

A professora Amanda Azinari, que faz parte da Adunemat Subseção de Juara e é também a coordenadora do curso de extensão explica que a Adunemat representa a luta por justiça social, e esta é uma ação que visa propiciar o acesso a um item básico para a vida das pessoas neste momento de pandemia, que é o uso de água e sabão. Segundo ela “é preciso considerar as desigualdades econômicas que impedem o acesso a itens aparentemente simples, dessa forma a ação da Adunemat em parceria com outras entidades contribui significativamente para que os produtos de limpeza cheguem às famílias desassistidas pelas políticas públicas e distribuição da renda”

“Para além da ação, ao se posicionar a Adunemat contribui com ações desta natureza, ampliando sua função social eminentemente na luta política para a sensibilização da sociedade por meio de uma pauta que defenda um Estado democrático de direito, o fortalecimento da Educação e  saúde públicas”, enfatiza ela. 

Sobre o curso de extensão de produção de sabão

O curso extensão “Campanha contra o Covid-19: Produção de sabão e saberes no Vale do Arinos” destina-se a moradores do Vale do Arinos que se enquadrem nos seguintes critérios: participem do grupo Mulheres ComVidas (Coletivo de Mulheres pela Vida do Vale do Arinos); sejam filiados ou filiadas dos sindicatos parceiros (Sintesmat, Adunemat, Sintep,) membros da Akamu (Associação de Mulheres Indígenas Apiakas, Kayabi e Munduruku, ou sejam povos indígenas da T.I. Apiaka-Kayabi. O curso tem carga horária de 40 horas e será totalmente a distância por meio de grupo de WhatsApp e terá início no dia 25 de abril e término no dia 30 de maio.

A ideia desse curso é aliar o conhecimento em educação ambiental, uma vez que o óleo de cozinha utilizado será reutilizado na produção de sabão líquido, bem como garrafas plásticas descartáveis serão usadas para a armazenar os produtos de limpeza. Outro viés do curso de extensão se ampara na Educação Popular, já que tem um caráter dialógico que visa sensibilizar a sociedade para colaborar com as comunidades vulneráveis e povos indígenas.

A expectativa dos organizadores é arrecadar produtos para  produção de cerca de 500 litros de sabão líquido e 550 pedaços de sabão em barra que serão entregues aos grupos. Durante a produção os inscritos no curso poderão acompanhar o passo a passo e assim produzir os seus próprios sabões.

As inscrições para o curso são gratuitas e podem ser realizada via WhatsApp no seguinte contato: Cleitiane: 66- 99625-9738 e Andresa: 66- 99967-3761.

Fonte: Assessoria Adunemat com informações da Unemat