Para iniciar os preparativos da 3ª Edição da Mostra de Trabalhos Sobre Mulheres (MT Mulheres), os integrantes da comissão organizadora do evento se reuniram na última terça-feira (29/10) para acertar os primeiros detalhes para a preparação da terceira edição, estrutura, formato e programação de atividades. A reunião, realizada na sede da Adunemat, teve como pauta principal a avaliação das últimas edições, o histórico do evento e a apresentação da proposta da terceira edição, prevista para acontecer nos dias 5, 6 e 7 de  março de 2020, em Cáceres.

A Mostra de Trabalho Sobre Mulheres é um importante evento promovido pelo Centro de Referência em Direitos Humanos Professora Lúcia Gonçalves (CRDH-PLG), da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), em parceria com a Associação de Docentes da Unemat (Adunemat) com objetivo de promover reflexões sobre as mudanças e implicações da mulher no cenário político e social. 

Para a representante da Associação dos Docentes da Unemat Subseção de Cáceres, professora Dra Giulianna Zilocchi, a reunião foi um importante encontro para mobilizar e reunir mulheres e movimentos sociais engajados na causa. O intuito é reunir ainda mais trabalhos nesta terceira edição.  Para ela, o balanço das edições anteriores se configurou como um importante parâmetro para pensar e construir a densidade dos conteúdos propostos para a próxima edição.

Em sua segunda edição, realizada em março deste ano, a Mostra compartilhou durante dois dias inteiros, experiências, estudos e pesquisas, propiciando um espaço de debates sobre mulheres na atualidade, sensibilizando a sociedade para questões voltadas à promoção de mulheres em todos os espaços sociais e políticos de poder 

Na primeira edição, realizada em 2017, a Mostra trouxe um importante debate sobre os direitos das mulheres, a igualdade de gênero, a  violência contra mulheres e sexualidade, por meio de trabalhos que colocaram a mulher como tema central. O evento foi organizado em 6 de dezembro, data escolhida por conta do Dia Nacional de Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres. 

Para a terceira edição,  a Adunemat e o Centro de Referência em Direitos Humanos Professora Lúcia Gonçalves (CRDH-PLG), juntamente com parceiros do DCE de Cáceres, Sinasefe, Cefapro, SINTESMAT e  LAEGON, juntam suas forças para o planejamento da Mostra com três dias de programação envolvendo exposição de pôsteres, palestras, artigos,  exposição de obras de/sobre mulheres, feira de artesanatos, artefatos e gêneros alimentícios das mulheres, mesas de discussões sobre as desigualdades de gênero e sobre as experiências e ações dos movimentos sociais e políticos na luta pelos direitos, mostra de trabalhos, além de uma extensa programação cultural.

             

Veja como foi a segunda edição da Mostra, disponível no vídeo abaixo. Além do vídeo, você pode conhecer mais sobre as duas primeiras edições da Mostra nas páginas do Facebook!

 

Página da I Mostra de Trabalho Sobre Mulheres

Página da II Mostra de Trabalho Sobre Mulheres