Buscando avançar nos debates neste período de isolamento social, a Associação dos Docentes da Unemat (ADUNEMAT) promove nesta semana, nos dias 16 e 18, duas lives com a participação de professores organizadores e colaboradores do livro “Culturas e práticas sociais solidárias: leituras Freireanas”, nono livro da coleção Sociedade Solidária organizada e publicada pelo Núcleo Unitrabalho.

O objetivo é promover um debate a partir das reflexões que compõem esta edição da coleção, tratando dos processos formativos e organizacionais para compreensão das possibilidades de se configurar a existência humana para a vivência da cultura da solidariedade.

A primeira live, que tem como tema Práticas sociais e educacionais para a cultura da Solidariedade”, será realizada na terça- feira (16), às 14h, no canal oficial da Adunemat no Youtube. Como debatedores, marcam presença os professores Josivaldo Constantino dos Santos, Jaime José Zitkoski, Laudemir Luiz Zart e Felipe Addor. Como mediadora, a professora e também representante da Adunemat Subseção de Cáceres, Giulianna Zilocchi Miguel.

Nesta live, o debate se dará a partir de temas que envolvem as culturas e práticas sociais como afirmação das diversidades e do horizonte da democracia, tanto nos espaços cognitivos, da produção e socialização dos conhecimentos científicos e dos saberes cotidianos, quanto nos espaços de organização política, no sentido de abranger e afirmar os diálogos para a efetividade da participação social que elevem a humanidade da existência.

Na quinta-feira (18), o tema será “Docência e práticas pedagógicas Freireanas”, com início às 14h, também no canal oficial da Adunemat no Youtube. Como debatedores, marcam presença os professores Ademar de Lima Carvalho, Loriége Pessoa Bitencourt, Odimar João Peripolli e José Luiz Muller. Como mediadora, a professora Fabricia Nates dos Santos Galvão. 

 

 

Aos interessados, basta acessar o LINK AQUI e acompanhar AO VIVO! Após o debate, o chat estará aberto para interação com os debatedores. O e-book “Culturas e práticas sociais solidárias: leituras Freireanas” que inspira a sequência de lives da semana, pode ser acessado na íntegra no pdf abaixo. Ele também está disponível na página oficial da Editora da Unemat.

 

Culturas e Práticas Sociais Solidárias EBOOK (1)

SAIBA MAIS SOBRE OS DEBATEDORES DA LIVE DE TERÇA-FEIRA (16)

Josivaldo Constantino dos Santos: graduado em Filosofia pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) Campo Grande – MS, mestre e doutor em Educação pela UFRGS. Professor de Filosofia da UNEMAT – Campus Universitário de Sinop. atuando na Faculdade de Educação e Linguagem (FAEL) no Curso de Pedagogia. Pesquisador do Núcleo de Estudos Educação e Gestão do Cuidado (UFRGS/CNPQ). É músico e poeta de cordel. 

Jaime José Zitkoski: graduação em Filosofia pela Faculdade de Filosofia Imaculada Conceição – FAFIMC (1988). É Mestre em Filosofia pela PUCRS (1992) e Doutor em Educação pela UFRGS (1999). Professor Associado III, atua no Departamento de Estudos Básicos na Faculdade de Educação da UFRGS nos cursos de Licenciaturas na área de Filosofia da Educação. Atua também no Pós-Graduação em Educação com ênfase em Educação Popular e Estudos Sobre Universidade. Atualmente vem orientando pesquisas a nível de Pós-Doutoramento relacionado ao Grupo de Pesquisa GEU/IPesq. 

Laudemir Luiz Zart: graduado em Filosofia pelo Instituto de Filosofia Berthier, mestrado em Sociologia Política pela UFSC e doutorado em Política Científica e Tecnológica pela UNICAMP. Professor de Sociologia da UNEMAT – Campus Universitário Jane Vanini de Cáceres e no Programa de Pós-Graduação em Educação PPGEDU/UNEMAT, orientador na linha de Pesquisa Educação e Diversidade. 

Felipe Addor: graduação (2004) e mestrado (2006) em Engenharia de Produção e doutorado (2012) em Planejamento Urbano e Regional pela UFRJ. Professor adjunto e Diretor do Núcleo Interdisciplinar para o Desenvolvimento Social (NIDES/UFRJ), pesquisador-extensionista do Núcleo de Solidariedade Técnica – SOLTEC/UFRJ. Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia para o Desenvolvimento Social (PPGTDS/Nides/UFRJ). 

SAIBA MAIS SOBRE OS DEBATEDORES DA LIVE  DE QUINTA-FEIRA (18)

Ademar de Lima Carvalho: graduação em Pedagogia pela UFMT (1988), graduação em Filosofia pela Universidade Católica Dom Bosco (1982), mestrado em Educação pela UFMT (1995) e doutorado em Educação Brasileira pela UNESP (2002). É professor Titular I da UFMT. Tem experiência na área de filosofia da educação e pedagogia. 

Loriége Pessoa Bitencourt: licenciada em Matemática pela Faculdade Imaculada Conceição – FIC (1994), Especialista em Modelagem Matemática (1997) pela UNEMAT/UNICAMP, mestre em Educação pela UFMT (2006) e doutora em Educação pela UFRGS (2014). É Professora Efetiva Adjunto IV da UNEMAT desde 1995. Leciona na graduação no Curso de Licenciatura Plena em Matemática do Campus Universitário de Cáceres e é professora permanente no Programa de Pós-Graduação em Educação da UNEMAT – Mestrado em Educação – na linha de pesquisa Formação de Professores, Políticas Públicas e Práticas Pedagógicas. 

Odimar João Peripolli: graduação em Estudos Sociais pela Escola Superior de Estudo Sociais (1984), mestrado (2002) e doutorado (2009) em Educação pela UFRGS. É professor adjunto da Unemat, Campus Universitário de Sinop e atua no Mestrado em Educação PPGEdu/Unemat, na linha de pesquisa Educação e Diversidade. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação do Campo. Participa do Grupo de pesquisa MOPEC/Unemat/Sinop. 

José Luiz Müller: graduação em Filosofia pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (1991) e mestrado em Educação nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (2000), doutorado em Educação pela (UFRGS). É professor da Unemat com experiência na área de Educação, com ênfase em Planejamento Educacional.