A Diretoria da Associação dos Docentes da Universidade do Estado de Mato Grosso – ADUNEMAT, indicou, conforme deliberações das assembleias realizadas no dia 13 de novembro de 2019, os nomes dos(as) professores(as) à delegados(as) e suplente/observador para credenciamento e participação no 39º Congresso do ANDES-SN.

O Congresso ocorrerá entre os dias 4 e 8 de fevereiro, na cidade de São Paulo (SP). O evento, instância máxima de deliberação da categoria filiada ao Sindicato Nacional, terá como tema central “Por liberdades democráticas, autonomia universitária e em defesa da educação pública e gratuita”. A Associação dos Docentes da Universidade de São Paulo (Adusp – Seção Sindical do ANDES-SN) sediará o encontro.

De acordo com o encaminhamentos das assembleias, participarão do Congresso do Andes como delegados de base, os docentes Domingos Sávio da Cunha Garcia, Lori Hack de Jesus, Thiélide Verônica S. Pavanelli, Rogério Benedito da Silva Anez e Dimas Santana Souza Neves. Como delegada da diretoria do Sindicato, participará do Congresso a professora Leni Hack. A professora Silvia Nunes, presidente da Adunemat, também participará como Observadora Suplente de Delegada.

Durante os seis dias, estão previstos debates sobre o atual cenário político, os ataques promovidos pelos governos federal e estaduais à categoria docente e à classe trabalhadora, de forma geral. As professoras e os professores presentes terão a tarefa de avaliar a conjuntura nacional e a internacional, em especial no tocante às lutas da América Latina, e traçar direcionamentos para os enfrentamentos em 2020.

Conforme deliberação do 64º Conad, o 39º Congresso terá como pauta os seguintes temas: Conjuntura e Movimento Docente; Planos de Lutas dos Setores; Plano Geral de Lutas; e Questões Organizativas e Financeiras. Além disso, no Tema I não haverá Texto Resolução (TR) sobre a centralidade da luta. Como recomendação, os textos de apoio e de resolução serão oriundos de assembleia de base, da Diretoria Nacional e das diretorias das seções sindicais ou assinados por pelo menos cinco sindicalizados. Não serão aceitos textos de apoio sem texto de resolução, exceto sobre conjuntura.

Leia a íntegra do CADERNO DE TEXTOS 39º CONGRESSO do ANDES-Sindicato Nacional.

CADERNO DE TEXTO ANDES CONGRESSOAnexo-Circ515-19

Com informações do Andes-SN.