No Brasil, os pesquisadores e agentes da economia solidária não estão poupando esforços em promover um amplo conjunto de discussões e articulações variadas para evidenciar a importância da economia solidária como estratégia de superação das desigualdades sociais no país, sobretudo em meio à Pandemia, onde os contrastes sociais tendem a ficar ainda mais evidentes. 

Neste sentido, a Associação dos Docentes da Unemat (ADUNEMAT), dando continuidade à sua programação de lives temáticas, convida todos e todas para acompanhar e refletir sobre o universo da Economia Solidária, por meio da live desta sexta-feira (22), que tem como tema “Economia Solidária: uma economia possível?”.

A live, que terá como objetivo debater conceitos e metodologias da economia solidária, procedimentos e práticas sociais, acontecerá nesta sexta-feira (22), às 14h.

Como debatedores e debatedoras, marcam presença a professora da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), Dra. Ângela Ester Mallmann Centenaro; o professor da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), Dr. Laudemir Luiz Zart;  o professor da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), Dr. Sandro Benedito Sguarezi; e o professor aposentado pela Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), João Ivo Puhl.

Aos interessados, a live será transmitida no canal oficial da ADUNEMAT no YouTube. Basta acessar o LINK AQUI e acompanhar AO VIVO! O chat estará aberto para interação com os debatedores que responderão as perguntas após o diálogo.

 

SAIBA MAIS SOBRE OS/AS DEBATEDORES/AS

Laudemir Luiz Zart
Nascido em São Carlos-SC, fez doutorado em Política Científica e Tecnológica na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Mestrado em Sociologia Política na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).  É professor efetivo da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) desde 1990, concursado na área de Sociologia, com foco de atuação na Sociologia da Educação e Sociologia do Conhecimento. Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação PPGEdu/UNEMAT, na linha de Pesquisa: Educação e Diversidade. É pesquisador membro do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Formação e Docência (GFORDOC). Coordenador do Núcleo UNITRABALHO da UNEMAT, desenvolve atividades de pesquisa, extensão e ensino nas temáticas de Educação e Socioeconomia Solidária, Educação do Campo e Educação Popular.


Ângela Ester Mallmann Centenaro

Professora Doutora na Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade do Estado de Mato Grosso – Campus de Sinop. Membro da Associação Brasileira de Pesquisadores de Economia Solidária e da Articulação Brasileira pela Economia de Francisco e Clara.

Sandro Benedito Sguarezi
Professor Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) vinculado aos Programas de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu) e Mestrado/Doutorado em Ciências Ambientais (PPGCA). Coordenador da Incubadora de Organizações Coletivas Autogeridas, Solidárias e Sustentáveis (IOCASS). Membro do Núcleo de Pesquisa, Extensão e Estudos da Complexidade no Mundo do Trabalho (NECOMT) e da Diretoria da Fundação Interuniversitária de Estudos e Pesquisas sobre o Trabalho (UNITRABALHO). Participa do  Grupo de Pesquisa: Gestão agricultura familiar e agroecologia (GAFA) e é Líder do Grupo de Pesquisa em Desenvolvimento Regional Sustentável (GDRS).

João Ivo Puhl
Professor de história das Américas no curso de História da Unemat aposentado desde fevereiro de 2019. Continuo como colaborador no mestrado Profhistoria e no núcleo da unitrabalho na Unemat. Membro do Conselho fiscal da cooperativa de consumo solidário Cooperssol, tesoureiro da AMORES associação que mantém um fundo rotativo solidário e vice presidente do Instituto Gaia em Cáceres. Voluntario nas pastorais sociais da diocese de Cáceres.