Na próxima quarta-feira (20), a Associação dos Docentes da Unemat (ADUNEMAT) dá continuidade à sua programação de lives temáticas, como meio de otimizar os debates durante esse período de isolamento social. Desta vez, o tema trará a oportunidade de refletirmos sobre “o 17 de maio e a luta contra a LGBTIfobia nos tempos atuais”.

A data, que marca o Dia Internacional Contra LGBTIfobia, não é apenas para celebrar a diversidade e contra o preconceito, mas de conscientização de que, no Brasil e no mundo, o tema precisa ser tratado com seriedade, urgência e responsabilidade. O Brasil é um dos países que mais discriminam e matam pessoas LGBTQI no globo.

A live, que traz como objetivo promover um debate entre representantes de movimento LGBTI+ e de organizações acadêmicas brasileiras para analisar o processo de luta contra a LGBTIfobia nos tempos atuais, especialmente no contexto brasileiro, acontecerá nesta quarta-feira (20), às 14h.

Como debatedores e debatedoras, marcam presença a professora da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) e também representante da Adunemat Subseção Cáceres, Luciene Neves; a professora da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Bruna Irineu; o vice-presidente do Conselho Municipal da Diversidade Sexual de Cuiabá, Clóvis Arantes; e o também professor da Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT), Moisés Lopes.

Aos interessados, a live será transmitida no canal oficial da ADUNEMAT no YouTube. Basta acessar o LINK AQUI e acompanhar AO VIVO! O chat estará aberto para interação com os debatedores que responderão as perguntas após o diálogo.

Além da live desta quarta-feira que debaterá o 17 de maio e a luta contra a LGBTIfobia nos tempos atuais, na sexta-feira (22) a ADUNEMAT realizará a live sobre “Economia Solidária: uma outra economia possível?”. A live terá a participação do Professor da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), Laudemir Zart com professores convidados.

SAIBA MAIS SOBRE @S DEBATEDOR@S

Luciene Neves é Professora da UNEMAT, campus de Cáceres. Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Pesquisadora em Sexualidades, Gênero, Direitos Humanos e Educação. Participa do GEPecscc – UNEMAT. Participa do Movimento LGBTI+ de Cáceres. Preside a subseção da ADUNEMAT Cáceres.

Bruna Irineu é Professora do Depto. Serviço Social/UFMT e do PPG Política Social/UFMT. Coordenadora do NUEPOM/UFMT. Presidente da ABEH.

Moisés Lopes é Professor Associado I do Departamento de Antropologia e do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade Federal do Mato Grosso. Graduado (Bacharelado e Licenciatura) em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Londrina (2002). Mestre em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Londrina (2005). Doutor em Antropologia pela Universidade de Brasília (2010). Pós-doutor em Antropologia Social (2018) no Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade Federal de Santa Catarina. Integra o Instituto Brasil Plural /INCT/PPGAS/UFSC/UFAM; Membro da Comissão Municipal de Atenção à Diversidade Sexual de Cuiabá – MT; Coordenador do NAPlus – Núcleo de Antropologia e Saberes Plurais; Coordenador do Curso de Bacharelado em Ciências Sociais da Universidade Federal de Mato Grosso; e Primeiro Secretário da Associação Brasileira de Estudos da Homocultura (ABEH), biênio 2019-2020.

Clóvis Arantes é Militante LGBT, Mestre em Políticas Públicas em Educação pela UnB; ex: dirigente do SINTEP/MT; participou da fundação do Grupo Livre-mente: Conscientização e Direitos Humanos LGBT, membro da Coordenação Geral da Parada da Diversidade Sexual de Cuiabá, vice-presidente do Conselho Municipal da Diversidade Sexual de Cuiabá

 

SERVIÇO:

Live: o 17 de maio e a luta contra a LGBTIfobia nos tempos atuais.
Data: 20/05

Horário: 14h
Local: Canal oficial da ADUNEMAT no YouTube – www.youtube.com/adunemat