Audiência será realizada na segunda-feira (07), em ambiente virtual; Ação faz parte da campanha das entidades de educação de MT  e MS pelo retorno das aulas após vacinação.

Na próxima segunda-feira (07/06), entidades ligadas à educação nos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul se encontram em uma audiência pública para debater a vacinação em massa e o contexto em que se encontra a educação durante a pandemia de Covid-19. Com o tema “Vacinação e os desafios da educação na pandemia“, a Audiência acontecerá em ambiente virtual, com início às 15h no horário de Brasília. 

A audiência pública será realizada, de forma conjunta, pela Comissão de Educação das Assembleias Legislativas de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul e da Câmara dos Deputados e Deputadas, por meio da iniciativa das entidades da educação dos dois estados. Aos interessados, a transmissão será feita pela plataforma Zoom, podendo ser assistida e comentada pelo YouTube e pelo Facebook das entidades envolvidas. 

Na Audiência, os sindicatos e demais entidades apresentarão informações sobre a realidade da educação nos respectivos estados, além da apresentação da defesa do retorno das aulas presenciais somente após a vacinação de toda comunidade escolar. Até o momento, não há uma data para o início da imunização, visto que a vacinação dos trabalhadores da Educação está condicionada à conclusão da imunização dos profissionais da Segurança Pública.

Segundo representantes das entidades, retomar as aulas presenciais com uma imunização tão baixa coloca toda a comunidade escolar em risco, aumenta as chances de um novo pico da pandemia, além de poder ocasionar o surgimento de novas variantes da Covid-19.

Também participarão da Audiência Pública os deputados estaduais por Mato Grosso, Valdir Barranco (PT) e Lúdio Cabral (PT); o deputado estadual por Mato Grosso do Sul, Pedro Kemp (PT); e a deputada federal por Mato Grosso, Rosa Neide (PT). Também estará presente um representante da Saúde.

O evento faz parte de uma série de ações conjuntas de órgãos educacionais dos dois estados em defesa da volta às aulas com segurança, ou seja, apenas após a vacinação em massa. No dia 19 de maio, as entidades fizeram mobilizações em várias cidades dos dois estados para divulgação de uma Carta Aberta das Entidades da Educação. 

Entidades que participarão da Audiência Pública

Participarão da Audiência Pública representantes da Federação Nacional dos Estudantes em Ensino Técnico de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul (FENET), Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (SINTEP-MT) e Federação dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul (FETEMS), representando as entidades ligadas à educação básica; do Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (SINASEFE MT e MS), que representam profissionais do ensino técnico.

Em nome dos trabalhadores de ensino superior, participarão membros da Regional Pantanal do Sindicato Nacional das Instituições de Ensino Superior (Andes-SN), da Associação dos Docentes da Unemat (ADUNEMAT), Associação dos Docentes da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (ADUFMAT); Associação dos Docentes da Universidade Federal de Mato grosso do Sul (ADUFMS) e Associação dos Docentes da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (ADUEMS).

Além dos sindicatos de docentes, também haverá falas de representantes da União Nacional dos Estudantes (UNE) e da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES), além dos membros dos Diretórios Centrais dos Estudantes da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMAT) e da Federal da Grande Dourados (UFGD).