Estão abertas até o dia 08 de outubro as inscrições para a participação na décima quinta edição da Jornada de Educação (XV Jorneduc), o mais importante espaço de articulação entre graduação, pós-graduação e escolas de educação básica da região oeste de Mato Grosso. O evento que acontece entre os dias 15 e 18 de outubro na Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) Campus de Cáceres, traz como tema em 2019 a Educação em Tempos de “Novas” Ideologias e Negação de Direitos.

O evento busca intercalar as experiências entre as várias áreas de conhecimento e promover uma gama de discussões e reflexões durante as mesas-redondas, colóquios, painéis, comunicação oral e pôsteres.

Para a Professora Dra. Luciene Neves, “o evento oportuniza debates acerca da problemática da retirada de direitos no âmbito educacional, especialmente nas políticas educacionais”. Para ela, discutir os efeitos da guerra cultural liderada por grupos neoconservadores e fascistas, é sobretudo, problematizar o cenário da educação após a vitória na eleição presidencial, fato este que traz consigo sérios efeitos colaterais à educação pública.

Os  trabalhos serão divididos em cinco áreas temáticas diferentes: Organização e práticas do trabalho pedagógico na educação básica e superior; Política de educação, formação de professores e práticas educativas; Educação, direitos humanos, inclusão e diversidade étnico-racial, cultural e social; Política e gestão educacional, organização escolar e dos sistemas de ensino; Avaliação e qualidade da educação.

O evento é  é aberto para professores, estudantes e comunidade em geral e é  uma realização da Unemat Campus Universitário de Cáceres Jane Vanini, por meio do Mestrado em Educação e do Curso de Pedagogia. Além dos realizadores, o evento conta com o apoio da Associação dos Docentes da Unemat (ADUNEMAT), Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Público de Mato Grosso (SINTEP) e Sindicato dos Servidores Públicos Municipais (SSPM).

Para o Sindicato dos Docentes da Unemat, a participação e apoio no evento é completamente necessário, tendo em vista a necessidade de promover tais discussões que estabelecem  um paralelo significativo altamente sintonizado com a política de formação política, tanto no fortalecimento da educação, quanto da carreira docente.

Para se inscrever no XV Jorneduc “Educação em Tempos de “Novas” Ideologias e Negação de Direitos”, basta acessar o site da FAESPE  e clicar na opção Jorneduc. Confira abaixo a programação completa do evento e regras para inscrições com apresentação de trabalho e participe.

EVA - Eventos Acadêmicos