Nos dias 30, 31 de agosto e 01 de setembro, a Associação de Docentes da Universidade do Estado do Rio Janeiro (ASDUERJ), sediará o II Seminário Nacional Integrado do GTPCEGDS. O Seminário, que foi deliberado durante o 38º Congresso do ANDES-SN, realizado no período de 28 de janeiro a 2 de fevereiro de 2019, em Belém (PA), contará com a participação da Associação dos Docentes da Unemat, por meio das professoras Thiélide Pavanelli e Adriana Lins Precioso.

O II Seminário Nacional Integrado do GTPCEGDS é formado pelo IV Seminário Nacional de Mulheres do ANDES-SN; III Seminário Nacional de Diversidade Sexual e IV Seminário Nacional de Reparação e Ações Afirmativas.

A Adunemat conta, atualmente, com dois Grupos de Trabalhos de Políticas de Classe, Questões Étnico-Raciais, Gênero e Diversidade Sexual. Em Sinop, o GT foi criado em  2017, em parceria com a Associação dos Docentes da UFMT (ADUFMAT), e tem desenvolvido desde então diversas ações e campanhas, entre elas a luta pela implantação da Delegacia da Mulher em Sinop, que já está em funcionamento; a campanha contra assédio e violência sexual no ambiente universitário; e o fomento da criação de uma Coletivo Feminista: O Sinop para Elas. Além do GTPCEGDS em Sinop, em maio deste ano, foi lançado  o GTPCEGDS da subseção de Cáceres, que conta com efetiva atuação desde sua fundação.

Para a professora Thiélide Pavanelli, representante da Adunemat subseção de Sinop, a participação da Adunemat no Seminário nacional é de suma importância, possibilitando uma intensa troca de temas e políticas empregadas pelos GTs regionais e nacionais. Além disso, para Thiélide, é importante o GT regional, pois este possibilita a discussão dessas temáticas com a comunidade da Unemat, no sentido de dar visibilidade às pessoas que nem sempre são “vistas” no ambiente acadêmico: quem são noss@s alun@s e profs LGBT? e os negr@s, indígenas, mulheres, como são acolhidos na Unemat?  e ainda, discutir o tema do seminário com os sindicalizados: qual o papel do sindicato no combate às opressões? como podemos agir concretamente?

Confira o edital de convocação e a íntegra da programação:

fdad866dbc685ba9d0c26c3748161e99_1564075876