Nesta quinta-feira (06), a partir das 19h, acontecerá a primeira edição do ano do projeto de extensão “Café Filosófico da Educação”, no espaço do Bar Xingu, em Sinop. O projeto, que  tem como objetivo fomentar o debate sobre a Educação Pública, é idealizado pela professora da Educação Básica e Ensino Superior, Graciele Marques dos Santos. 

O projeto lançado em 2019, terá como tema central dessa 3ª edição “As Reformas em Curso e seus Impactos para a Garantia da Demanda Educacional”.

A professora Graciele convidou para a mesa de debates profissionais da educação que estão na linha de frente dessas discussões em Mato Grosso. Entre os convidados estão o Professor Valdeir Pereira, presidente do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep/MT) e dirigente na Subsede do Sintep de Sinop; professor Henrique Lopes do Nascimento, presidente da Central Única dos Trabalhadores de Mato Grosso (CUT-MT) e secretario de Redes Municipais do Sintep/MT; e a professora da Universidade de Mato Grosso (UNEMAT), Adriana Lins Precioso. 

A escolha dos palestrantes levou em consideração as experiências distintas sobre o tema, nas diferentes esferas administrativas (Federal, Estadual e Municipal). “Sabemos que no atual cenário, com tantos ataques, nenhum de nós tem respostas totalmente precisas sobre o futuro da educação pública. No entanto, os profissionais que comporão a mesa têm vivenciado no cotidiano de trabalho e na militância em defesa da educação os impactos das reformas em curso. Além disso, vários outros profissionais estão convidados a se fazerem presentes para contribuir com o debate, pois a proposta do Café é exatamente essa de estabelecer uma relação horizontal, onde a fala de todos tem grande importância. Então a mesa traz a temática e abre para perguntas e contribuições dos presentes”, argumentou Graciele.

A educadora retoma as atividades mantendo a mesma proposta do debate, sucesso não apenas em Sinop, inspirando projetos semelhantes em outros municípios do estado. Na edição de 2020 já anuncia o próximo evento, que será realizado no dia 15 de fevereiro, contando com a participação do Coletivo “Sinop para Elas” que tem a participação de muitas professoras da ADUNEMAT subseção SINOP.  

Confira detalhes do evento e participe!

Fonte: Assessoria/Sintep-MT com colaboração assessoria/Adunemat